Bem-Estar Emocional e Confinamento
Análise e intervenção sobre as habilidades sociais e emocionais envolvidas no confinamento e no regresso à escola.
Autor: Isauro Blanco – Equipa Habilmind
Conhecer o impacto psicológico e emocional do confinamento sobre os alunos. Através de um questionário específico desenvolvido por especialistas. Estamos perante uma situação sem precedentes...
Baseado na estrutura conceitual da OCDE
Social and Emotional Skills for Student Success and Well-Being: Conceptual Framework for the OECD Study on Social and Emotional Skills. OECD Education Working Papers, No.173
Indicadores analisados
Medo
O medo é uma emoção desagradável que sentimos quando percebemos que a nossa integridade física ou psicológica está em risco quando expostos a um perigo.
Tristeza
A tristeza é uma emoção desagradável que sentimos diante da perda daquilo que valorizamos e informa-nos sobre a existência de um mal-estar interior.
Raiva
A raiva é uma reação que deriva de uma frustração intensa ou contínua que ultrapassa os limites do autocontrolo.
Ansiedade
A ansiedade é uma emoção que sentimos perante uma situação, pessoa, coisa ou pensamento, real ou imaginário, presente, passado ou futuro. Caracteriza-se por um estado de inquietação, nervosismo e agitação.
Expressividade emocional
A expressividade é a capacidade de identificar a emoção experimentada, atribuir-lhe um nome e expressá-la equilibrada e educadamente.
Otimismo — Pessimismo
Este indicador diz respeito ao sistema de crenças que serve de filtro à forma como são interpretadas as situações vividas.
Autoestima
Este fator concentra muitos indicadores resultantes da história pessoal e determina outras reações importantes.
Motivação — Desmotivação
A motivação é um movimento interior que nos orienta na procura de algo que nos satisfaça.
Alteração do sono
Analisa o nível de risco de o aluno ser acometido por algum tipo de alteração do sono: pesadelos, dificuldade em adormecer ou interrupções que diminuam a qualidade do mesmo.
Alteração dos hábitos de alimentação
Diz respeito ao nível de risco de o aluno ser acometido por algum tipo de alteração dos hábitos alimentares, contemplando um aumento ou uma diminuição da ingestão de comida, bem como uma relação emocional com esta.
Agressividade
Deteta o nível de risco no que toca à manifestação de comportamentos desafiadores e agressivos em crianças e adolescentes, que não somente estejam a dificultar a convivência, como também a forma de se relacionarem com o seu meio envolvente.
Isolamento social
A solidão tóxica é um indicador de mal-estar interior. Durante os períodos de confinamento e pandemia tem-se observado um aumento desta problemática.
Utilização excessiva de ecrãs
O fácil e rápido acesso a dispositivos eletrónicos propicia processos de dependência, devido à quantidade de dopamina que geram no cérebro.
Descrição detalhada do questionário
Transferir em PDF
Questionários adaptados a cada idade
PRÉ-ESCOLAR
O rastreio por ser realizado pelos pais, que respondem a um questionário sobre os seus filhos.
DO 1.º AO 3.º ANO DO ENSINO BÁSICO
Do 1.º ao 3.º ano, tal como no pré-escolar, a informação é disponibilizada através dos pais.
DO 4.º AO 6.º ANO DO ENSINO BÁSICO
Do 4.º ao 6.º ano, os alunos respondem ao questionário a partir de casa ou do estabelecimento de ensino.
3.º CICLO E ENSINO SECUNDÁRIO
Os alunos respondem ao questionário a partir de casa ou do estabelecimento de ensino, utilizando um tablet, smartphone ou computador.
© 2020