Socioemociograma
Análise sociométrica das relações entre os alunos, à qual acrescentámos um relatório sobre o estado de diferentes indicadores emocionais, como a empatia, assertividade, regulação emocional, etc.
Para que serve este questionário?
O Socioemociograma da Habilmind tem como objetivo analisar os fatores socioemocionais que influenciam a aprendizagem. Sabemos que estes fatores são determinantes na vida académica do aluno.
A empatia, a assertividade e a regulação emocional de cada aluno afeta diretamente a sua relação com os outros.
E quanto à capacidade de trabalhar em equipa ou de resolver conflitos?
Também é determinante conhecer os níveis de integração de cada aluno. Alguns alunos passam por períodos difíceis, pelo que devemos identificá-los e ajudá-los.
Este questionário permitir-lhe-á compreender a sua turma de uma forma simples e optar pelas melhores estratégias para alcançar a harmonia e um melhor ambiente de trabalho.
Indicadores analisados
Empatia
📌 Escala emocional
📋 Individual por aluno
É a consciencialização dos sentimentos, necessidades e preocupações dos outros e, inclusivamente, a compreensão das situações físicas e psíquicas que o outro atravessa sem que chegue a verbalizá-lo. A capacidade de responder adequadamente aos outros através da compreensão profunda do seu mundo emocional e cognitivo, sem deixar de distinguir entre o “eu” próprio e o “eu” dos outros.
Assertividade
📌 Escala emocional
📋 Individual por aluno
O constructo foi proposto inicialmente por Wolpe (1958) e posteriormente por Alberti e Emmons (1970), que o entendem como: o comportamento que promove a igualdade nas relações humanas, permitindo-nos agir em defesa dos nossos próprios interesses, defendendo-nos sem ansiedade injustificada, expressando sincera e agradavelmente os nossos sentimentos e colocando em prática os nossos direitos pessoais, respeitando os direitos dos outros.
Resolução de conflitos
📌 Escala emocional
📋 Individual por aluno
O conflito é inerente à natureza e ocorre em todas as áreas do seu desenvolvimento. Se, quando surge um conflito, sabemos como direcioná-lo e analisar o que o provoca, estamos num momento de desenvolvimento pessoal. Agora, quando o conflito surge, que resposta damos? Essa subescala refere-se à «passagem de um estado emocional doloroso, produzido por desejos ou interesses opostos e contraditórios, para um estado de bem-estar e tranquilidade por parte de todos os envolvidos na situação de conflito.» (Repetto, 2007)
Regulação emocional interpessoal
📌 Escala emocional
📋 Individual por aluno
Habilidade para gerir apropriadamente as emoções das pessoas que nos rodeiam (Salovey, 2005). Constata-se que tentamos mudar o estado emocional das pessoas que nos rodeiam, no sentido de que se sintam melhor (face a uma perda, um desgosto) ou pior, fazendo com que se sintam culpadas, por exemplo (Rimé, 2012). Em suma, consiste em não nos deixarmos levar pelos primeiros impulsos emocionais, porque temos consciência das consequências pessoais e sociais de seguir os impulsos.
Trabalho em equipa
📌 Escala emocional
📋 Individual por aluno
Implica o aproveitamento do talento coletivo, produzido por cada pessoa na sua interação com os outros.
O desenvolvimento do trabalho em equipa é um processo em espiral, cuja eficácia depende da medida em que o grupo também contribui para o desenvolvimento pessoal dos seus membros.
Coesão do grupo
📌 Escala emocional
📋 A nível de grupo
O conceito de coesão descreve os processos que contribuem para que os membros de um grupo permaneçam juntos. Existe coesão quando o sistema de inter-relações que funciona entre os seus membros os mantém satisfatoriamente ligados ao grupo.
Influência de grupo
📌 Interações sociais
📋 A nível de grupo
Um membro do grupo, ou uma minoria, pode exercer uma grande influência sobre o grupo. Umas vezes, a influência pode ser criativa e construtiva, outras vezes, a influência pode dever-se ao medo, à submissão, etc. Nos resultados dos questionários, podemos ver quem exerce influência no grupo sem determinar a sua etiologia.
Rejeição de grupo
📌 Interações sociais
📋 A nível de grupo
O membro rejeitado de um grupo sofre as consequências da rejeição, o que pode estar a afetar negativamente a sua autoestima, confiança e motivação para aprender em grupo e para obter um bom rendimento académico. Podemos observar os alunos que são diretamente rejeitados por outros.
Integração de grupo
📌 Interações sociais
📋 A nível de grupo
Pode dizer-se que um aluno está “integrado” na turma quando mantém uma rede de inter-relações com o resto do grupo, gerando uma sensação de dependência deste.
Como aplico o questionário?
Precisará do nome de utilizador, da palavra-passe e do endereço da plataforma da sua escola. Se não tiver esses dados, fale com o seu consultor.
Passo 1
O manual é opcional, uma vez que a maioria dos questionários é intuitiva. Não obstante, é necessário para alguns deles. Sugerimos-lhe que tenha o manual do questionário no browser do seu telemóvel ou que o transfira e imprima.
Passo 2
Pelo menos um dia antes da aplicação do questionário: aplique-o a si próprio.
Caso seja a primeira vez que vai aplicar o questionário, sugerimos-lhe que o aplique a si próprio antes de o aplicar junto dos alunos.
Para o efeito, utilize um “Pepe Pruebas”, ou seja, um aluno que registamos em cada grupo para efeito de testes.
Não se preocupe, utilize-o sem receio: os resultados deste “aluno de teste” não afetam a média do grupo.
Passo 3
Como aplico o questionário?
Ao aplicar o Socioemociograma, de repente, aparece na lista um aluno que não existe!
Sugerimos que verifique se as listas na plataforma Habilmind correspondem a alunos reais.
Passo 4
No dia da aplicação do questionário: gere a senha temporária e aplique o questionário.
A senha temporária expira após algumas horas; pode configurá-la.
É muito fácil :-) Não obstante, tenha à mão o contacto do seu consultor, para o caso de precisar de assistência durante a aplicação. Não se esqueça de ter o site do manual aberto no seu telemóvel.
Já apliquei o questionário, e agora?
Passo 1
Aceda aos resultados do grupo
Depois de aceder à plataforma, aceda ao questionário e siga as instruções da imagem.
Passo 2
Analise o emociograma: o gráfico de bolas
Passo 3
Analise o gráfico de intervenção
Passo 4
Nível de coesão do grupo
O conceito de coesão descreve os processos que contribuem para que os membros de um grupo permaneçam juntos. Ou seja, existe coesão quando o sistema de inter-relações que funciona entre os seus membros os mantém satisfatoriamente ligados ao grupo.
O objetivo é melhorar a coesão do grupo através de estratégias relacionadas com a integração, o desenvolvimento de habilidades pró-sociais e a resolução de conflitos, entre outras.
Passo 5
Dispõe de três visualizações diferentes para ver os resultados dos sociogramas. Convidamo-lo a explorá-las.
Passo 6
Sociograma: gráfico circular
Aqui, estão dois gráficos:
A tabela de baixo permite-lhe expandir a informação:
Além disso, podemos conhecer o tipo de influência ou rejeição:
Passo 7
Sociograma: diagrama em rede
Passo 8
Sociograma: tabela completa
Passo 9
Aceda aos relatórios individuais
Em primeiro lugar, clique no “painel de resultados” e selecione o aluno (em “ver”). Uma vez selecionado, clique no botão azul de “ver resultados!”
Não ter níveis desenvolvidos dos indicadores que medimos no questionário pode ter consequências graves, não apenas académicas, ao longo da vida do aluno.
O relatório individual está preparado para ser entregue aos pais e pode servir como uma constatação das necessidades de melhoria que propomos.
IMPORTANTE: É de salientar que no relatório individual não recolhemos os dados sobre integração ou relação com os outros, apenas e exclusivamente o que o aluno respondeu a respeito de si próprio. Todos os outros dados são confidenciais e não devem ser divulgados aos pais.
Não obstante, a instituição educativa deve definir a estratégia para a entrega ou não dos referidos relatórios para pais, de acordo com as seguintes possibilidades:
Passo 10
Aceda ao relatório de recomendações para o grupo
Pode imprimir ou enviar as recomendações aos professores. Também pode organizar uma reunião de grupo com eles, para:
Qual é a importância deste questionário?
O professor dispõe de informação muito valiosa sobre como as relações sociais foram estabelecidas no seu grupo de alunos, de modo a:
Para as famílias, este questionário implica “tranquilidade”…
Para a equipa de direção
Ao diretor cabe um papel de acompanhamento da sua instituição, por forma a assegurar, apoiar e dar visibilidade às suas ações no seu Plano de Convívio, com o objetivo de:
Desde sempre, os orientadores investiram muitas horas na aplicação e correção de análises sociométricas. Graças ao nosso Socioemociograma, este trabalho tão manual e árduo faz parte do passado, podendo ser realizado de forma rápida e eficiente, obtendo resultados e relatórios de forma totalmente automática, de modo a:
Questões práticas
Sociograma (1.º ao 3.º ano), 5 a 10 minutos. Socioemociograma (a partir do 4.º ano), 10 a 20 minutos.
Anos em que posso aplicar
o questionário
A partir do 1.º ano do ensino básico até ao ensino secundário.
Anualmente. Inclusivamente pode ser aplicado no início e final do ano escolar.
Aceder aos fundamentos teóricos do questionário
Aula aberta da UNIR sobre esta prova
José Fernando Calderero, decano da Faculdade de Educação da Universidade Internacional de La Rioja e Déborah Martín, autora do teste.
Videos Explicativos
Com estes vídeos, é possível perceber o funcionamento, as funcionalidades e o alcance deste questionário.
Relatório de grupo
Descrição do relatório de grupo do Socioemociograma da Habilmind.
Diagrama circular
Descrição do funcionamento do diagrama circular do Socioemociograma da Habilmind.
Diagrama em rede
Descrição do diagrama em rede do Socioemociograma da Habilmind.
Tabela do sociograma
Descrição do funcionamento da tabela do Socioemociograma da Habilmind.
Interpretação de resultados
Realização de uma interpretação de resultados do Socioemociograma da Habilmind.
Relatório individual para famílias (*)
(*) Opcional, a instituição educativa decide se dá acesso ou não aos pais dos alunos. Apenas é mostrada a escala emocional do aluno e não a sua relação com os colegas.
© 2020