•  

    Socioemociograma

    Análise sociométrica das relações entre os alunos, à qual acrescentámos um relatório sobre o estado de diferentes indicadores emocionais, como a empatia, assertividade, regulação emocional, etc.

  • Para que serve este questionário?

    O Socioemociograma da Habilmind tem como objetivo analisar os fatores socioemocionais que influenciam a aprendizagem. Sabemos que estes fatores são determinantes na vida académica do aluno.

     

    A empatia, a assertividade e a regulação emocional de cada aluno afeta diretamente a sua relação com os outros.

    E quanto à capacidade de trabalhar em equipa ou de resolver conflitos?

     

    Também é determinante conhecer os níveis de integração de cada aluno. Alguns alunos passam por períodos difíceis, pelo que devemos identificá-los e ajudá-los.

     

    Este questionário permitir-lhe-á compreender a sua turma de uma forma simples e optar pelas melhores estratégias para alcançar a harmonia e um melhor ambiente de trabalho.

  • Indicadores analisados

    Empatia

    📌 Escala emocional

    📋 Individual por aluno

     

    É a consciencialização dos sentimentos, necessidades e preocupações dos outros e, inclusivamente, a compreensão das situações físicas e psíquicas que o outro atravessa sem que chegue a verbalizá-lo. A capacidade de responder adequadamente aos outros através da compreensão profunda do seu mundo emocional e cognitivo, sem deixar de distinguir entre o “eu” próprio e o “eu” dos outros.

    Assertividade

    📌 Escala emocional

    📋 Individual por aluno

     

    O constructo foi proposto inicialmente por Wolpe (1958) e posteriormente por Alberti e Emmons (1970), que o entendem como: o comportamento que promove a igualdade nas relações humanas, permitindo-nos agir em defesa dos nossos próprios interesses, defendendo-nos sem ansiedade injustificada, expressando sincera e agradavelmente os nossos sentimentos e colocando em prática os nossos direitos pessoais, respeitando os direitos dos outros.

    Resolução de conflitos

    📌 Escala emocional

    📋 Individual por aluno

     

    O conflito é inerente à natureza e ocorre em todas as áreas do seu desenvolvimento. Se, quando surge um conflito, sabemos como direcioná-lo e analisar o que o provoca, estamos num momento de desenvolvimento pessoal. Agora, quando o conflito surge, que resposta damos? Essa subescala refere-se à «passagem de um estado emocional doloroso, produzido por desejos ou interesses opostos e contraditórios, para um estado de bem-estar e tranquilidade por parte de todos os envolvidos na situação de conflito.» (Repetto, 2007)

    Regulação emocional interpessoal

    📌 Escala emocional

    📋 Individual por aluno

     

    Habilidade para gerir apropriadamente as emoções das pessoas que nos rodeiam (Salovey, 2005). Constata-se que tentamos mudar o estado emocional das pessoas que nos rodeiam, no sentido de que se sintam melhor (face a uma perda, um desgosto) ou pior, fazendo com que se sintam culpadas, por exemplo (Rimé, 2012). Em suma, consiste em não nos deixarmos levar pelos primeiros impulsos emocionais, porque temos consciência das consequências pessoais e sociais de seguir os impulsos.

    Trabalho em equipa

    📌 Escala emocional

    📋 Individual por aluno

     

    Implica o aproveitamento do talento coletivo, produzido por cada pessoa na sua interação com os outros.

     

    O desenvolvimento do trabalho em equipa é um processo em espiral, cuja eficácia depende da medida em que o grupo também contribui para o desenvolvimento pessoal dos seus membros.

    Coesão do grupo

    📌 Escala emocional

    📋 A nível de grupo

     

    O conceito de coesão descreve os processos que contribuem para que os membros de um grupo permaneçam juntos. Existe coesão quando o sistema de inter-relações que funciona entre os seus membros os mantém satisfatoriamente ligados ao grupo.

    Influência de grupo

    📌 Interações sociais

    📋 A nível de grupo

     

    Um membro do grupo, ou uma minoria, pode exercer uma grande influência sobre o grupo. Umas vezes, a influência pode ser criativa e construtiva, outras vezes, a influência pode dever-se ao medo, à submissão, etc. Nos resultados dos questionários, podemos ver quem exerce influência no grupo sem determinar a sua etiologia.

    Rejeição de grupo

    📌 Interações sociais

    📋 A nível de grupo

     

    O membro rejeitado de um grupo sofre as consequências da rejeição, o que pode estar a afetar negativamente a sua autoestima, confiança e motivação para aprender em grupo e para obter um bom rendimento académico. Podemos observar os alunos que são diretamente rejeitados por outros.

    Integração de grupo

    📌 Interações sociais

    📋 A nível de grupo

     

    Pode dizer-se que um aluno está “integrado” na turma quando mantém uma rede de inter-relações com o resto do grupo, gerando uma sensação de dependência deste.

  • Como aplico o questionário?

    Precisará do nome de utilizador, da palavra-passe e do endereço da plataforma da sua escola. Se não tiver esses dados, fale com o seu consultor.

  • Passo 1​

    O manual é opcional, uma vez que a maioria dos questionários é intuitiva. Não obstante, é necessário para alguns deles. Sugerimos-lhe que tenha o manual do questionário no browser do seu telemóvel ou que o transfira e imprima.

    Passo 2

    Pelo menos um dia antes da aplicação do questionário: aplique-o a si próprio.

     

    Caso seja a primeira vez que vai aplicar o questionário, sugerimos-lhe que o aplique a si próprio antes de o aplicar junto dos alunos.

     

    Para o efeito, utilize um “Pepe Pruebas”, ou seja, um aluno que registamos em cada grupo para efeito de testes.

     

    Não se preocupe, utilize-o sem receio: os resultados deste “aluno de teste” não afetam a média do grupo.

    Passo 3

    Como aplico o questionário?

     

    Ao aplicar o Socioemociograma, de repente, aparece na lista um aluno que não existe!

     

    Sugerimos que verifique se as listas na plataforma Habilmind correspondem a alunos reais.

    Passo 4

    No dia da aplicação do questionário: gere a senha temporária e aplique o questionário.

     

    A senha temporária expira após algumas horas; pode configurá-la.

     

    É muito fácil :-) Não obstante, tenha à mão o contacto do seu consultor, para o caso de precisar de assistência durante a aplicação. Não se esqueça de ter o site do manual aberto no seu telemóvel.

  • Já apliquei o questionário, e agora?

    Agora, está na altura de analisar os resultados e proceder a ações com base neles. Ajudamo-lo nesta etapa.

  • Passo 1​

    Aceda aos resultados do grupo

     

    Depois de aceder à plataforma, aceda ao questionário e siga as instruções da imagem.

     

    Passo 2

    Analise o emociograma: o gráfico de bolas

    Passo 3

    Analise o gráfico de intervenção

    • Que indicador precisará de mais intervenção? Neste caso AS (assertividade), uma vez que 15 alunos apresentam um nível baixo. Também EM (empatia), com 11 alunos.
    • Que alunos poderão apresentar mais dificuldades no trabalho em equipa? Será útil saber que alunos apresentam um nível baixo de trabalho em equipa. No caso de desejar criar grupos de trabalho equilibrados, é interessante ter esses alunos identificados.
    • Que alunos poderão estar a apresentar indicadores gerais mais baixos de cada uma destas habilidades pró-sociais? Sugerimos que os identifique e relacione os seus resultados com outros aspetos que medimos na Habilmind. Por exemplo, com o Sociograma, que encontrará a seguir, ou com os resultados académicos ou as habilidades intelectuais.

    Passo 4

    Nível de coesão do grupo​

     

    O conceito de coesão descreve os processos que contribuem para que os membros de um grupo permaneçam juntos. Ou seja, existe coesão quando o sistema de inter-relações que funciona entre os seus membros os mantém satisfatoriamente ligados ao grupo.

     

    O objetivo é melhorar a coesão do grupo através de estratégias relacionadas com a integração, o desenvolvimento de habilidades pró-sociais e a resolução de conflitos, entre outras.

    Passo 5

    Os sociogramas

     

    Dispõe de três visualizações diferentes para ver os resultados dos sociogramas. Convidamo-lo a explorá-las.

    Passo 6

    Sociograma: gráfico circular

     

    Aqui, estão dois gráficos:

    • De influências: alunos que são influenciados pelo aluno selecionado.
    • De rejeições: alunos que rejeitam o selecionado.

    A tabela de baixo permite-lhe expandir a informação:

    1. Colegas influenciados pelo aluno selecionado.
    2. Colegas que rejeitam o aluno selecionado.
    3. Colegas que influenciam o aluno selecionado.
    4. Colegas que o aluno selecionado rejeita.

    Além disso, podemos conhecer o tipo de influência ou rejeição:

    • Livro: influência ou rejeição intelectual.
    • Coração: influência ou rejeição afetiva.
    • Bola: influência ou rejeição a nível do lazer.

    Passo 7

    Sociograma: diagrama em rede

     

    Outra imagem dos mesmos resultados

    Passo 8

    Sociograma: tabela completa

     

    Com a tabela, tem acesso a informação completa dos resultados do grupo. Ideal se quiser ter a informação “offline”.

    Passo 9

    Aceda aos relatórios individuais

     

    Em primeiro lugar, clique no “painel de resultados” e selecione o aluno (em “ver”). Uma vez selecionado, clique no botão azul de “ver resultados!

     

    Não ter níveis desenvolvidos dos indicadores que medimos no questionário pode ter consequências graves, não apenas académicas, ao longo da vida do aluno.

     

    O relatório individual está preparado para ser entregue aos pais e pode servir como uma constatação das necessidades de melhoria que propomos.

     

    IMPORTANTE: É de salientar que no relatório individual não recolhemos os dados sobre integração ou relação com os outros, apenas e exclusivamente o que o aluno respondeu a respeito de si próprio. Todos os outros dados são confidenciais e não devem ser divulgados aos pais.

     

    Não obstante, a instituição educativa deve definir a estratégia para a entrega ou não dos referidos relatórios para pais, de acordo com as seguintes possibilidades:

    • Não entregar a nenhum pai.
    • Entrega apenas em alguns casos, pessoalmente, por e-mail ou acesso à plataforma.
    • Entrega a todos os pais.

    Passo 10

    Aceda ao relatório de recomendações para o grupo

     

    É muito simples, no menu à esquerda, encontra uma opção intitulada “recomendações”.
     

    Pode imprimir ou enviar as recomendações aos professores. Também pode organizar uma reunião de grupo com eles, para:

    • Apresentar os resultados do teste.
    • Analisar a situação dos alunos com mais problemas.
    • Estabelecer estratégias para melhorar os indicadores socioemocionais do grupo.

  • Qual é a importância deste questionário?

    Para os professores

    O professor dispõe de informação muito valiosa sobre como as relações sociais foram estabelecidas no seu grupo de alunos, de modo a:

    • Poder influenciar na melhoria do ambiente de convívio.
    • Prevenir situações potenciais de assédio escolar.
    • Formar grupos com base em informação útil e objetiva, por forma a que estes sejam mais eficazes.
    • Implementar medidas de mediação com base em informação de elevado valor (nível de integração de cada um dos alunos no grupo, nível de coesão, desenvolvimento das competências emocionais de cada um dos seus alunos).
    • Planear os tutoriais de acordo com as necessidades detetadas a nível social e de grupo.
    • Promoção do desempenho académico dos alunos, evitando que os problemas de relacionamento entre colegas de turma sejam um obstáculo à sua atenção e concentração.

    Para os pais

    Para as famílias, este questionário implica “tranquilidade”…

    • Tranquilidade de saber que a escola possui um sistema de ferramentas de controlo para detetar situações de risco.
    • Tranquilidade de saber que a instituição que escolheram para os seus filhos se preocupa com o desenvolvimento integral e pessoal.
    • Tranquilidade de ser uma escola comprometida em matéria de convívio. 
    • Além disso, as famílias recebem um relatório personalizado adaptado à etapa evolutiva em que os seus filhos se encontram no que toca ao desenvolvimento das competências socioemocionais (empatia, assertividade, regulação emocional interpessoal, trabalho em equipa e resolução de conflitos) e à forma como podem influenciar o seu desenvolvimento em casa.

    Para a equipa de direção

    Ao diretor cabe um papel de acompanhamento da sua instituição, por forma a assegurar, apoiar e dar visibilidade às suas ações no seu Plano de Convívio, com o objetivo de:

    • Incidir de forma efetiva na melhoria da convivência.
    • Prevenir o assédio escolar.
    • Incidir no desenvolvimento integral dos seus alunos.
    • Contar com uma resposta objetiva relativamente às suas boas práticas em matéria de convivência.

    Para orientadores e psicólogos

    Desde sempre, os orientadores investiram muitas horas na aplicação e correção de análises sociométricas. Graças ao nosso Socioemociograma, este trabalho tão manual e árduo faz parte do passado, podendo ser realizado de forma rápida e eficiente, obtendo resultados e relatórios de forma totalmente automática, de modo a:

    • Incidir na melhoria do convívio no estabelecimiento de ensino.
    • Prevenir o assédio escolar.
    • Apoiar o Plano de Ação Escolar com informação objetiva.
    • Conhecer os alunos de forma integral, facilitando o processo de avaliação.
    • Ter um apoio objetivo relativamente às suas boas práticas em matéria de convívio.
  • Questões práticas

    Tempo de duração do questionário

    Sociograma (1.º ao 3.º ano), 5 a 10 minutos. Socioemociograma (a partir do 4.º ano), 10 a 20 minutos.

    Anos em que posso aplicar

    o questionário

    A partir do 1.º ano do ensino básico até ao ensino secundário.

    Quando posso voltar a avaliar

    Anualmente. Inclusivamente pode ser aplicado no início e final do ano escolar.

    ×
    La información contenida en este mensaje y/o archivo(s) adjunto(s), enviada desde HABILMIND SL, es confidencial/privilegiada y está destinada a ser leída sólo por la(s) persona(s) a la(s) que va dirigida. Le recordamos que sus datos han sido incorporados en el sistema de tratamiento de HABILMIND SL y que siempre y cuando se cumplan los requisitos exigidos por la normativa, usted podrá ejercer sus derechos de acceso, rectificación, limitación de tratamiento, supresión, portabilidad y oposición/revocación, en los términos que establece la normativa vigente en materia de protección de datos, dirigiendo su petición a la dirección postal C/ FERRAZ 28 2 IZQ 28008, MADRID o bien a través de correo electrónico JOAQUIN@HABILMIND.COM Si usted lee este mensaje y no es el destinatario señalado, el empleado o el agente responsable de entregar el mensaje al destinatario, o ha recibido esta comunicación por error, le informamos que está totalmente prohibida, y puede ser ilegal, cualquier divulgación, distribución o reproducción de esta comunicación, y le rogamos que nos lo notifique inmediatamente y nos devuelva el mensaje original a la dirección arriba mencionada. Gracias
    
    ×
    La información contenida en este mensaje y/o archivo(s) adjunto(s), enviada desde HABILMIND SL, es confidencial/privilegiada y está destinada a ser leída sólo por la(s) persona(s) a la(s) que va dirigida. Le recordamos que sus datos han sido incorporados en el sistema de tratamiento de HABILMIND SL y que siempre y cuando se cumplan los requisitos exigidos por la normativa, usted podrá ejercer sus derechos de acceso, rectificación, limitación de tratamiento, supresión, portabilidad y oposición/revocación, en los términos que establece la normativa vigente en materia de protección de datos, dirigiendo su petición a la dirección postal C/ FERRAZ 28 2 IZQ 28008, MADRID o bien a través de correo electrónico JOAQUIN@HABILMIND.COM Si usted lee este mensaje y no es el destinatario señalado, el empleado o el agente responsable de entregar el mensaje al destinatario, o ha recibido esta comunicación por error, le informamos que está totalmente prohibida, y puede ser ilegal, cualquier divulgación, distribución o reproducción de esta comunicación, y le rogamos que nos lo notifique inmediatamente y nos devuelva el mensaje original a la dirección arriba mencionada. Gracias