•  

    Estilos de Aprendizagem

     

    É um questionário criterioso que analisa os canais que o aluno utiliza ao adquirir conhecimento.

    Autor: Isauro Blanco — Equipa Habilmind

     

    Para alunos a partir do 4.º ano de escolaridade

     

  • Para que serve este questionário?

  • Indicadores analisados

    Estilo visual interno

    📌 Fatores cognitivos

    📋 Programação neurolinguística para a aprendizagem

     

    Este estilo possui as seguintes características: captação da realidade através da imaginação e da fantasia; capacidade de visualização, criatividade e inteligência divergente, não havendo apenas uma resposta. A fantasia é um estado comum neste estilo. «Vê com os olhos da mente», o que significa que pode transformar a realidade objetiva em múltiplas representações.

    Estilo visual externo

    📌 Fatores cognitivos

    📋 Programação neurolinguística para a aprendizagem

     

    Para este estilo, a captação da informação é realizada predominantemente pela visão. Da mesma forma, comunica pensamentos e sentimentos em termos visuais. As pessoas com esta programação neurolinguística impressionam-se com as cores, a forma, o movimento, as figuras, o espaço. Sentem-se atraídas pelas imagens dos livros e não pelas letras. A este estilo aplica-se, em todos os sentidos, a frase: «uma imagem diz mais do que mil palavras».

    Estilo auditivo interno

    📌 Fatores cognitivos

    📋 Programação neurolinguística para a aprendizagem

     

    A preferência deste estilo é captar a realidade pelo “ouvido interno” e expressar o seu mundo por esse meio. Este estilo de aprendizagem normalmente não surge antes dos 7 anos de idade, pois a possibilidade de diálogo entre os hemisférios cerebrais é muito escassa. Os diálogos interiores são predominantes e traduzem-se em reflexão, introspeção, análise da realidade, escrutínio pessoal.

    Estilo auditivo externo

    📌 Fatores cognitivos

    📋 Programação neurolinguística para a aprendizagem

     

    O canal auditivo externo é amplamente utilizado na aprendizagem, pois a didática tradicional fundamenta-se na comunicação; os professores costumam transmitir conhecimentos sob a forma oral. As relações interpessoais também dependem da qualidade operacional desta programação neurolinguística, motivo pelo qual o seu desenvolvimento é muito importante. O défice de atenção auditiva gera muitos problemas na aprendizagem e deve-se ao facto de a entrada de informação por este canal ser intermitente, ocasionando a perda de dados importantes e provocando um fluxo de informação inconstante.

    Estilo cinestésico interno

    📌 Fatores cognitivos

    📋 Programação neurolinguística para a aprendizagem

     

    Esta programação neurolinguística refere-se aos “movimentos das emoções”. Capta a realidade e comunica-se sobretudo pelo canal emotivo, que filtra a informação que recebe e que expressa. Dado que as emoções não seguem uma lógica racional, é possível encontrar reações emocionais opostas num curto espaço de tempo. Os efeitos sobre a aprendizagem e o comportamento estarão de acordo com o nível desta programação.

    Estilo cinestésico externo

    📌 Fatores cognitivos

    📋 Programação neurolinguística para a aprendizagem

     

    O cinestésico externo processa a informação através do movimento e da experimentação direta. Prefere obter conclusões em primeira mão. Aprende fazendo, independentemente dos materiais utilizados. O trabalho em grupo é um ambiente adequado para o desenvolvimento do seu estilo. É a programação que apresenta as maiores dificuldades no que toca à atenção contínua, pois a inclinação natural para o movimento afasta o indivíduo da contemplação ativa (concentração) face à informação. Por outro lado, este estilo retém muito bem o que aprende, graças ao envolvimento de vários sentidos na ação.

    Foco de atenção único e estruturado

    📌 Fatores cognitivos

    📋 Foco de atenção

     

    Esta preferência relativa ao foco de atenção caracteriza-se pelo estudo ou trabalho solitário, num ambiente silencioso, sem interrupções, tratando um assunto de cada vez, num mesmo lugar, e recorrendo a procedimentos rotineiros ou metodologias testadas. A sua capacidade de atenção é alta e mais prolongada do que o estilo com foco de atenção múltiplo e flexível. Esta característica é adequada para a conquista de metas a longo prazo e que requerem persistência ou paciência.

    Foco de atenção múltiplo e flexível

    📌 Fatores cognitivos

    📋 Foco de atenção

     

    O foco de atenção múltiplo e flexível permite que a mente atenda simultaneamente a vários estímulos, sem que um deles predomine ou anule os outros. Esta atenção dividida permite que o indivíduo capte superficialmente muitos dados e os relacione de forma rápida, não se sinta incomodado quando há ruído à sua volta, mude de ambiente sem dificuldade e aprecie a variedade e a diversificação, capte a informação de forma global e sintética e tome decisões na posse de pouca informação relevante.

    Tendência intelectual concreta

    📌 Fatores cognitivos

    📋 Tendência intelectual

     

    Sob a influência desta tendência, há uma orientação para as atividades manuais. A “inteligência prática” sobressai em relação à académica ou teórica. Os postulados teóricos ou abstratos, e os procedimentos gerados por uma qualquer autoridade, não são a forma preferida de aprender, mas sim a experimentação ativa e as decisões baseadas em ações concretas e específicas. Existe uma forte probabilidade de assumir riscos e de impulsividade na análise de problemas e na tomada de decisões.

    Tendência intelectual abstrata

    📌 Fatores cognitivos

    📋 Tendência intelectual

     

    A aprendizagem que depende da tendência abstrata é mais eficaz através da observação e da reflexão. A capacidade para entender ou gerar teorias é notável, bem como a imaginação. Os interesses científicos ou filosóficos são evidentes. Com planeamento ou programação, a aprendizagem é muito eficiente, mas não funciona bem sob pressão emocional ou urgência. Grande capacidade de classificação e ordem mental, o que proporciona organização mental e externa. A objetividade e o realismo refletem a sua perceção e os seus juízos.

    Tolerância ao esforço e à frustração

    📌 Fatores emocionais

    📋 Tolerância ao esforço e à frustração

     

    O estilo de aprendizagem também contém ingredientes emocionais, como a tolerância ao esforço e à frustração. Este mecanismo faz parte da inteligência emocional, que sustenta ou prejudica a aprendizagem desde a sua base. A atitude essencial para criar hábitos positivos é o adiamento da gratificação e a capacidade de enfrentar dificuldades ou problemas.

    Motivação extrínseca

    📌 Fatores emocionais

    📋 Motivação

     

    A motivação extrínseca consiste em realizar atividades pelos resultados da sua intervenção e não tanto pela ação em si. Se não se vislumbrarem gratificações ou castigos, não se envolve numa atividade de aprendizagem. Esta tendência torna a pessoa dependente do resultado e conduz ao esquecimento de que o processo é mais importante, porque dele dependem os resultados.

    Motivação intrínseca

    📌 Fatores emocionais

    📋 Motivação

     

    A motivação intrínseca consiste no impulso interno para realizar uma ação, independentemente de gratificações adicionais, como os prémios ou castigos. Quando existe este tipo de motivação, a gratificação deriva diretamente da atividade em si e não tanto das suas derivações ou resultados.

  • Questões práticas

    Tempo de duração do questionário

    Entre 20 e 30 minutos

    Anos em que posso aplicar

    o questionário

    Do 4.º ano de escolaridade até à idade adulta.

    Quando posso voltar a avaliar

    É recomendável esperar pelo menos um ano.

  • Qual é a importância deste questionário?

    Para os professores

    É um questionário de grande relevância para os professores, pois oferece informação processada e detalhada a nível de grupo sobre os aspetos que influenciam a forma como os seus alunos aprendem, com o objetivo de:

    • Regular a atividade docente, com base nas recomendações dos relatórios, por forma a facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
    • Fomentar a atenção e a motivação dos seus alunos.
    • Diminuir a disrupção durante as aulas.
    • Conhecer detalhadamente os seus alunos, para que a formação de grupos seja mais fácil e mais bem-sucedida.

    Para os pais

    Este questionário fornece informação de grande valor para as famílias, uma vez que lhes permite:

    • Conhecer como aprendem os seus filhos, as suas preferências e tendências.
    • Ajudar os seus filhos a aproveitarem ao máximo o seu tempo de estudo.
    • Saber escolher as atividades de reforço mais convenientes para os seus filhos em caso de necessidade. 

    Para a equipa de direção

    O diretor continua a ampliar e a complementar o conhecimento sobre os seus alunos, graças à recolha de informação objetiva e confiável sobre todos os fatores que influenciam a aprendizagem. Os painéis de análise de resultados dos indicadores avaliados no questionário de Estilos de Aprendizagem permitem:

    • Uma tomada de decisão relativamente às ações mais adequadas para os seus alunos, em função dos resultados. 
    • Identificar os pontos fortes e fracos dos seus alunos em termos de estudo.
    • Identificar os estilos de ensino com mais em comum com os seus alunos.
    • Incidir sobre a verdadeira atenção dos seus alunos.
    • Atingir a excelência educativa junto dos alunos mais motivados pela sua própria aprendizagem.

    Para orientadores e psicólogos

    Este questionário é um complemento importante da informação recolhida pelo orientador escolar, pois permite saber como o aluno aprende, conseguindo-se assim:

    • Dispor de informação útil, detalhada e processada para compreender os alunos de forma integral.  
    • Ter dados objetivos para apoiar os professores nas suas ações de ensino.
    • Promover a excelência e a inclusão educativa.
    ×
    La información contenida en este mensaje y/o archivo(s) adjunto(s), enviada desde HABILMIND SL, es confidencial/privilegiada y está destinada a ser leída sólo por la(s) persona(s) a la(s) que va dirigida. Le recordamos que sus datos han sido incorporados en el sistema de tratamiento de HABILMIND SL y que siempre y cuando se cumplan los requisitos exigidos por la normativa, usted podrá ejercer sus derechos de acceso, rectificación, limitación de tratamiento, supresión, portabilidad y oposición/revocación, en los términos que establece la normativa vigente en materia de protección de datos, dirigiendo su petición a la dirección postal C/ FERRAZ 28 2 IZQ 28008, MADRID o bien a través de correo electrónico JOAQUIN@HABILMIND.COM Si usted lee este mensaje y no es el destinatario señalado, el empleado o el agente responsable de entregar el mensaje al destinatario, o ha recibido esta comunicación por error, le informamos que está totalmente prohibida, y puede ser ilegal, cualquier divulgación, distribución o reproducción de esta comunicación, y le rogamos que nos lo notifique inmediatamente y nos devuelva el mensaje original a la dirección arriba mencionada. Gracias
    
    ×
    La información contenida en este mensaje y/o archivo(s) adjunto(s), enviada desde HABILMIND SL, es confidencial/privilegiada y está destinada a ser leída sólo por la(s) persona(s) a la(s) que va dirigida. Le recordamos que sus datos han sido incorporados en el sistema de tratamiento de HABILMIND SL y que siempre y cuando se cumplan los requisitos exigidos por la normativa, usted podrá ejercer sus derechos de acceso, rectificación, limitación de tratamiento, supresión, portabilidad y oposición/revocación, en los términos que establece la normativa vigente en materia de protección de datos, dirigiendo su petición a la dirección postal C/ FERRAZ 28 2 IZQ 28008, MADRID o bien a través de correo electrónico JOAQUIN@HABILMIND.COM Si usted lee este mensaje y no es el destinatario señalado, el empleado o el agente responsable de entregar el mensaje al destinatario, o ha recibido esta comunicación por error, le informamos que está totalmente prohibida, y puede ser ilegal, cualquier divulgación, distribución o reproducción de esta comunicación, y le rogamos que nos lo notifique inmediatamente y nos devuelva el mensaje original a la dirección arriba mencionada. Gracias